segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Humanização do parto: mais que um direito da mulher.

Pra começar, vou falar de HUMANIZAÇÃO. Um termo básico, e ultimamente muito usado. Que nada mais é que o direito que a mulher tem de protagonizar o parto, e ter todos seus direitos atendidos prontamente. É a mulher e o bebê agindo em um trabalho de dupla, sem intervenções desnecessárias.

O que é parto humanizado?

"Parto humanizado é aquele em que a parturiente tem o direito de ver o seu corpo agir e tendo as suas vontades respeitadas dentro do trabalho de parto. Um parto humanizado é um evento fisiológico, onde a mãe e o bebê têm a feliz e saudável oportunidade de completar o ciclo biológico da vida dentro das condições que o organismo oferece.
Pode ser que não seja totalmente natural, mas ainda assim, ocorrendo por via baixa e preservando-se o protagonismo da mãe e do bebê, jamais deixará de ser um parto humanizado.

Cesárea ELETIVA é humanizada? De forma alguma! Afinal, o desejo da mãe e a conveniência médica foram devidamente respeitadas, mas e quanto ao bebê? Estava na hora de sair pra vida extra-uterina? Houve algum benefício fisiológico ou, ao menos, a menor tentativa e incentivo para que ciclo biológico da vida tivesse tempo de se concluir?

Como enxergar humanização em etapas que são grotescamente atropeladas? Como querer vincular um conceito tão bem expresso a um ato cirúrgico usado de maneira equivocada? Vide exemplos de gestantes que diariamente recebem o "diagnóstico" de circular de cordão, por exemplo, como justificativa pra se marcar uma cirurgia desnecessária."

Para a mulher garantir que o parto seja realmente humanizado, existem três coisas essenciais: A equipe, um plano de parto, e a plena consciência de que ela pode parir! O acompanhamento de uma doula ajuda muito também, pelo apoio emocional principalmente.

Em breve falarei mais sobre as "santas" Doulas...

E o seu parto, foi humanizado? Você realmente protagonizou esse momento inesquecível ou deixou que o médico tomasse as rédeas?

Foto de um parto normal humanizado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...